Correção da acidez do solo e controle do capim-sapé



1. Resumo

Um experimento de campo foi realizado para verificar o efeito da correção da acidez do solo sobre o controle do capim-sapé (Imperata brasiliensis), gramínea invasora de pastagens. Pastagem de capim-gordura (Melinis minutiflora) em Latossolo Vermelho-Amarelo, com intensa infestação de capim-sapé foi usada. Os tratamentos consistiram de cinco doses de calcário dolomítico (0, 1, 2, 4 e 6 t/ha), incorporado ao solo manualmente com auxílio de enxada, à profundidade de 20 cm, após gradagem das parcelas. Um tratamento extra, sem calcário e gradagem foi adotado. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro repetições. No período de 33 meses de duração do experimento, foram feitos três cortes da vegetação aérea e duas amostragens de solo. Não houve efeito das doses de calcário sobre a produção de matéria seca do capim-sapé e das outras espécies (capim-gordura, Brachiaria decumbens e invasoras de folhas largas), apesar de terem ocorrido alterações nas características químicas do solo. A correção da acidez do solo, quando associada às correções das principais deficiências nutricionais, pode controlar o capim-sapé, ao estimular o crescimento das forrageiras.

Palavras-chave: calagem, controle de plantas invasoras, Imperata brasiliensis

Soil acidity correction and control of sapé-grass

2. Abstract

A field experiment was conducted to determine the effect of acid soil correction, on the control of the sapé (Imperata brasiliensis), a grass type weed of pasture. A molasses grass (Melinis minutiflora) pasture in a red-yellow latosol, having a high proportion of "sapé" was used. Treatments consisted of five levels of dolomite limestone (0, 1, 2, 4 and 6 t/ha) incorporated by hand using a garden tool to the top 20 cm of soil following a mechanical tillage of the plots (disking). An additional treatment without disking and without lime was adopted. The experimental design was randomized blocks with four replications. During the 33 months of the experimental period, three harvests and two soil samplings were performed. There were no effects of lime rates on the dry matter yield of both sapé and the other species (molasses grass, Brachiaria decumbens and broad leaf weeds), despite of the changes in the soil chemical characteristics. The correction of acid soils, when associated with the correction of main nutritional deficiencies, can control the weed "sapé" by improving the forage growth.

Key Words: Imperata brasiliensis, lime, weed control

3. Introdução

O capim-sapé (Imperata brasiliensis Trin.) é uma planta invasora perene, que ocorre com freqüência em pastagens degradadas e em áreas cultivadas. De acordo com LORENZI (1991), essa espécie tem ampla distribuição geográfica no Brasil, ocorrendo nas Regiões Sul, Sudeste, Nordeste e, em parte, no Centro-Oeste. Sua disseminação é facilitada pela produção de sementes leves e viáveis e pela presença de rizomas, que, além de contribuírem para a reprodução da espécie, dificultam o seu controle. Em casos de infestação mais intensa das pastagens com essa invasora, a disponibilidade de forragem é reduzida em níveis que comprometem a produção animal.

O controle de capim-sapé é, portanto, operação necessária, quando se pretende o melhoramento de pastagens já existentes ou a formação de pastagens cultivadas em áreas infestadas. Algumas pesquisas já realizadas indicaram que essa invasora pode ser controlada por meio de herbicidas (OBEID e GOMIDE, 1976; SOUZA et al., 1985) ou por processos mecânicos (SOUZA et al., 1985). Esses últimos autores, comparando a eficiência da queima, da aração e da aplicação de herbicida (glyphosate 41%), seguidos do plantio de capim-gordura (Melinis minutiflora) ou Brachiaria decumbens, verificaram que tanto a aração como o herbicida controlaram o capim-sapé, sendo o melhor controle o que associou esses métodos com o plantio de braquiária.

São também encontradas referências ao efeito da acidez do solo favorecendo o desenvolvimento de espécies do gênero Imperata (LORENZI, 1991; Soerjani, 1972, citado por OBEID e GOMIDE, 1976). Segundo LORENZI (1991), a espécie Imperata brasiliensis pode ser erradicada por meio da correção da acidez e da fertilidade do solo. Soerjani (1972) relatou que o desenvolvimento de I. cylindrica (L.) Beauv. aumenta com a diminuição do pH do solo. A possibilidade de a calagem controlar o capim-sapé é indagação freqüentemente feita por estudantes e técnicos interessados no desenvolvimento de pastagens na Região Sudeste.

O presente trabalho foi, então, realizado com o objetivo de examinar o efeito da correção da acidez do solo sobre o controle do capim-sapé em pastagens.


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.