Correlações entre características da qualidade do sêmen e a circunferência escrotal de reprodutores da raça Gir



1. Resumo

Informações relativas a aspectos físicos, como volume (VOL), turbilhonamento (TURB), motilidade (MOT), vigor (VIG) e concentração (CONC), e aspectos morfológicos, como defeitos maiores (DMA) e menores (DME), de 807 coletas de sêmen (CS) de 105 touros da raça Gir selecionados para leite, e suas respectivas medidas de circunferência escrotal (CE), foram utilizadas para estudar os fatores que afetam essas características e suas correlações. Modelos uni e bivariados, que incluíram os efeitos da central de inseminação, do ano e da época da CS ou da medida da CE , da idade à CS ou da medida CE e touro, foram utilizados para avaliar os efeitos destas fontes de variação e as correlações entre as características. Os efeitos da central de inseminação e de touro foram significativos para todas as características. A idade afetou apenas CE, TURB e NEMOV (= VOL x CONC x MOT). As repetibilidades, estimadas pelo modelo univariado, variaram de 0,23, para CONC, a 0,70, para TURB. As correlações fenotípicas estimadas pelos modelos bivariados foram, em geral, no sentido favorável. As correlações de Pearson entre a CE e as demais características variaram de -0,19 a 0,35. As correlações obtidas, em geral no sentido favorável, sugerem que a CE pode ser utilizada como característica de eliminação prévia dos touros que são candidatos à coleta de sêmen.

Palavras-chave: circunferência escrotal, correlações, qualidade de sêmen, repetibilidade

Correlations among semen quality traits and scrotal circumference of sires of the Gyr breed

2. Abstract

Data related with semen characteristics such as volume (VOL), gross motility (TURB), motility (MOT), vigor (VIG), concentration (CONC), major defects (DMA) and minor defects (DME) from 807 semen output (CS) of 105 sires of the Gyr breed selected for milk production, and their measurements of scrotal circumference (CE) were used to study factors that affect these traits and the correlations among them. Uni and bivariate animal models that included the fixed effects of AI company, year and season of CS or CE measurement, age at CS or CE measurement, and random animal (bull) effect were used to evaluate the effects of these source of variation and the correlation between those traits. AI company and sire had a significant effect on all traits. Age affected only CE, TURB and NEMOV (= VOL x CONC x MOT). Repetabilities estimated by univariate model ranged from 0.23 for CONC to 0.70 for TURB. In general, phenotypic correlations, estimated by bivariate model were in a favorable direction. Pearson correlation between CE and all other traits ranged from -0.19 to 0.35. The recorded correlations, in general in a favorable direction, suggested that CE could be used as an elimination trait of sire to be pre-selected as a semen donor.

Key Words: correlations, repeatability, scrotal circumference, semen quality

3. Introdução

A contribuição do touro, seja por monta natural ou pelo uso da inseminação artificial, para a eficiência reprodutiva e a produção de leite e/ou carne, é de grande importância, porque cada touro representa a metade da composição genética de suas progênies. Como milhares de vacas em centenas de rebanhos podem ser inseminadas com o sêmen de determinado touro, as características produtivas e reprodutivas dos touros devem ser cuidadosamente avaliadas antes de seu uso generalizado. A ênfase da seleção para características produtivas tem resultado em menor atenção para o desempenho reprodutivo dos touros.

Informações confiáveis sobre a fertilidade dos touros podem ser obtidas, quando vários deles são utilizados, em monta natural ou artificial, para emprenharem grande número de vacas, sob condições uniformes de manejo e meio ambiente. Todavia, não é possível testar a fertilidade de grande número de touros jovens, em razão do limitado número de vacas disponíveis. Uma alternativa é a avaliação das características do sêmen, associada a medições complementares da capacidade reprodutiva do touro. Uma das medições complementares normalmente utilizada e correlacionada com a capacidade reprodutiva é a medida da circunferência escrotal (CARTER et al., 1980; SMITH et al., 1981; PINTO et al., 1989; BARBOSA et al., 1991; BERGMAMM et al., 1996; QUIRINO e BERGMANN, 1997; e CYRILLO et al., 1998). As características do sêmen, normalmente consideradas para se avaliar a qualidade do mesmo, são os seus aspectos físicos (volume, turbilhonamento, motilidade, vigor e concentração) e morfológicos (defeitos maiores, menores e totais) (BARBOSA et al., 1991). Estudos relacionando as medidas de circunferência escrotal (CE) com as características da qualidade do sêmen foram realizados por diversos autores (CARTER et al., 1980; SMITH et al., 1981; SMITH et al., 1989; e KNIGHTS et al., 1984).


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.