Curva de lactação na raça Guzerá



1. Resumo

Os objetivos deste trabalho foram identificar as funções matemáticas que melhor se ajustam à produção de leite de vacas da raça Guzerá, avaliar os efeitos dos fatores de ambiente sobre a forma da curva de lactação e estimar parâmetros genéticos para a produção de leite e para os componentes responsáveis pela forma da curva de lactação. Foram utilizadas 1130 lactações de 583 vacas da raça Guzerá, filhas de 165 touros, com produções abrangendo o período de 1983 a 1997. Os modelos y = a n e -cn, y = a - cn+ ln(n), y = a - cn e y=a e-c n foram os que melhor se ajustaram à curva de lactação das vacas. Pela análise de variância, verificou-se que, os efeitos de rebanho, ano de parto e idade da vaca ao parto influenciaram as características produção de leite total, produção inicial e taxa de declínio da produção. Foram obtidas as estimativas para os coeficientes de herdabilidade e repetibilidade, por meio de análises com uma e duas características. A seleção de animais, baseada somente no formato da curva de lactação, seria de baixa eficiência.

Palavras-chave: curva de lactação, funções matemáticas, fatores de ambiente, parâmetros genéticos, raça Guzerá

Lactation curve in Guzera breed

2. Abstract

The objectives of this work were to identify the mathematical functions that better fitted the milk production of Guzera breed cows, to evaluate the effects of the environmental factors on the lactation curve format and to estimate the genetic parameters for the milk production and for the dependable components of the lactation curve format. A total of 1130 lactations from 583 Guzera breed cows, daughters of 165 bulls, with production over the period from 1983 to 1997 were used. The models y = a n e -cn, y = a - cn + ln (n), y=a -cn e y =a e-c n were the ones that best fitted the milk production of the cows. By the analysis of variance, it was observed that the effects of cow herd, calving year and cow age at calving influenced the total milk production, initial milk production and milk decline production rate characteristics. The coefficients of heritability and repeatability estimates were obtained by means of one and two characteristic analyses. The animal selection, based only on the of the lactation curve format, would be of low efficiency.

Key Words: lactation curve, mathematical function, environmental factors, genetic parameters, Guzera breed

3. Introdução

Em conseqüência da grande extensão territorial do país e da adversidade climática encontrada nas diversas regiões, as raças zebuínas têm-se destacado progressivamente na exploração da atividade leiteira, seja como raça pura, ou em utilização nos diversos sistemas de cruzamento. Visto que nesta atividade a produção de leite é a característica de maior importância econômica, é imprescindível que os pesquisadores forneçam aos criadores as informações necessárias para promoverem o aprimoramento genético dos seus rebanhos.

A representação gráfica da produção de leite no decorrer da lactação de uma vaca é denominada curva de lactação, sendo nas raças zebuínas, de modo geral, decomposta em dois segmentos: produção inicial e taxa de declínio da produção, os quais são influenciados por fatores genéticos e não-genéticos (SHANKS et al., 1981; QUEIROZ et al., 1991; e GADINI et al., 1998).

Existem vários trabalhos que procuram identificar uma função matemática que melhor se ajusta à produção de leite de bovinos (PAPAJCSIK e BODERO, 1988; SHERCHAND et al., 1995, entre outros), porém, poucos estudaram os parâmetros genéticos relacionados com as características da curva, como os trabalhos de SHANKS et al. (1981), SCHNEEBERGER (1981) e GONÇALVES et al. (1997). Estudos de SCHNEEBERGER (1981), FERRIS et al. (1985), BATRA et al. (1987), BIANCHINI SOBRINHO e DUARTE (1988) e GADINI et al. (1998) mostraram que o formato da curva de lactação pode ser alterado por meio da seleção.

Entre os fatores de ambiente que podem influenciar a produção de leite e, conseqüentemente, alterar o formato da curva de lactação, destacam-se o rebanho, o ano de parto, a estação de parto e a idade da vaca ao parto. Esses fatores foram significativos na maioria dos trabalhos consultados.

QUEIROZ et al. (1991), estudando 1710 lactações de vacas da raça Holandesa, verificaram que o ano de parto influenciou (P<0,05) a produção total de leite e os parâmetros da curva de lactação. Oscilações observadas na produção de leite, de acordo com os anos estudados, de modo geral, refletem as mudanças na composição genética do rebanho, assim como as variações sazonais no ambiente, principalmente quanto à alimentação.


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.