Efeito do manejo pós-plantio no estabelecimento de pastagem de capim-elefante



1. Resumo

O bom estabelecimento é um dos fatores que garantem índices satisfatórios de produtividade em pastagens de capim-elefante. No entanto, deve-se considerar que, além da adoção das práticas agronômicas recomendadas no plantio dessa gramínea, é importante adotar manejos pós-plantio adequados, que não interfiram negativamente na produtividade e na persistência da pastagem. Com o objetivo de se obter boa densidade inicial da pastagem de capim-elefante, foram estudados os seguintes tratamentos de manejos pós-plantio: pastejo com três meses de idade seguido de corte com alturas de resíduo de 20 (P20-3), 40 (P40-3) e 80 cm do solo (P80-3); corte com três meses de idade, com altura de corte de 20 cm do solo (C20-3); corte com quatro meses de idade, a uma altura do solo de 20 cm (C20-4). O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, localizado em Coronel Pacheco, MG, em Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, com parcelas de 8 x 10 m. A disponibilidade de forragem, o número de touceiras/ha e a cobertura do solo não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos estudados. O corte realizado a 20 cm do solo aos três meses de idade não proporcionou aumento na densidade de touceiras e no rendimento do capim-elefante. A formação de perfilhos basais também não foi afetada pelos tratamentos. Concluiu-se que o capim-elefante pode ser pastejado três meses após o plantio, sem afetar seu rendimento futuro.

Palavras-chave: cobertura vegetal, forragem disponível, pastagem, Pennisetum purpureum

Effect of the post-planting management on the establishment of elephantgrass pastures

2. Abstract

A good establishment is an important condition to obtain adequate levels of productivity in elephantgrass pastures. However, besides the adoption of good agronomic practices at planting, it is necessary to assure that the post-planting management is correct, to favor the future productivity and persistence of the pasture. Aiming at obtaining a good initial density of elephant-grass in the pastures, various post-planting management systems were studied. The following treatments were compared: grazing three months after planting, followed by cutting at 20 cm height from ground level (P20-3), at 40 cm (P40-3) and at 80 cm (P80-3); cutting three months after planting, at 20 cm from ground level (C20-3) and cutting four months after planting at 20 cm from ground level (C20-4). The experiment was undertaken in Coronel Pacheco, MG, in a red-yellow latosol. Experimental design was randomized blocks with four replications, and plots measured 8 x 10 meters. Forage availability, number of plants per hectare and percentage soil cover did not differ among treatments. The cutting at 20 cm height from ground level, three months after planting did not contribute to increase plant density or forage dry matter yield. Basal tillering was not affected by treatments. It was concluded that elephant-grass pastures can be grazed three months after planting, without reducing its productivity thereafter.

Key Words: available forage, pasture, Pennisetum purpureum, soil cover

3. Introdução

Segundo ETGEN et al. (1987), as gramíneas forrageiras podem fornecer de 60 a 70% da dieta volumosa para vacas em lactação. A contribuição desses volumosos na alimentação do rebanho pode variar em função do nível de intensificação da exploração leiteira e do grau de especialização ou exigência nutricional do rebanho. Em alguns casos, pode chegar a 100% nos sistemas menos intensivos, em que se utilizam animais de menor potencial genético para produção de leite.

Na maioria das propriedades de exploração leiteira, tem sido crescente o uso de pastagens como principal fonte de volumoso para vacas em lactação. Entre as gramíneas tropicais, o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) destaca-se pela alta produtividade e qualidade da forragem. Pode ser consumido sob diversas formas (capineira, pastejo, silagem) e é uma das forrageiras que mais contribuem para a produção de leite no Brasil Central.

Em sistemas de pastejo rotativo de capim-elefante, têm-se conseguido produções médias de leite de 12-14 kg/vaca/dia, com taxa de lotação de 5 vacas/ha (DERESZ e MOZZER, 1997). No entanto, para obter boas produções de forragem, é necessário o adequado estabelecimento da pastagem. Isto implica em adotar algumas técnicas e tomar certos cuidados, tanto na fase de plantio e estabelecimento, quanto na de utilização do pasto.


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.