Morfogênese e acúmulo de biomassa foliar em pastagem de capim-elefante avaliada em diferentes épocas do ano



1. Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da época do ano nas características morfogênicas e estruturais e no acúmulo de biomassa foliar de uma pastagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Vacas mestiças Holandês x Zebu foram manejadas segundo o método de pastejo com lotação rotacionada com três dias de ocupação e 30 dias de descanso. Foi usado delineamento em blocos casualizados com seis repetições. As avaliações foram realizadas em fevereiro/março, abril/maio, julho/agosto e outubro de 2001. As maiores taxas de alongamento e aparecimento de folhas ocorreram durante fevereiro/março. Os perfilhos aéreos superaram os basilares em quantidade, mas apresentaram menores taxas de alongamento (5,1 versus 9,8 cm/dia/perfilho), aparecimento (0,13 versus 0,16 folhas/dia/perfilho) e senescência (0,9 versus 1,3 cm/dia/perfilho) foliares. As produções e taxas de acúmulo de biomassa foliar foram maiores durante fevereiro/março e apresentaram estreita relação com as variáveis morfogênicas. Os perfilhos aéreos contribuíram, em média, com 63% da biomassa foliar do capim-elefante.

Termos para indexação: Pennisetum purpureum, folha, alongamento, perfilhamento, senescência, pastejo rotativo.

2. Abstract

The objective of this work was to evaluate the effect of the time of the year on morphogenetic and structural traits and leaf biomass accumulation of elephantgrass (Pennisetum purpureum Schum.). The sward was managed in a rotational stocking method with lactacting cows with 30 days of resting period and three days of paddock occupation. A randomized block and six replicates were used. Evaluations were carried out at February/March, April/May, July/August and October of 2001. Higher values of leaf appearance and expansion rates were observed during the February/March period. Although the aerial tiller density was greater than the basal one, they showed lower leaf expansion (5.1 versus 9.8 cm/day/tiller), appearance (0.13 versus 0.16 leaves/day/tiller) and senescence (0.9 versus 1.3 cm/day/tiller) rates. The forage mass production and accumulation rates of leaf biomass were higher during February/March period and showed strong relationship with pasture morphogenetic traits. The aerial tillers contributed, in average, with 63% of total elephantgrass leaf biomass.

Index terms: Pennisetum purpureum, leaves, elongation, tillering, senescence, rotational grazing.

3. Introdução

O pasto é a principal fonte de alimento da maior parte dos bovinos criados em regiões tropicais. Entre as gramíneas utilizadas na formação de pastagens se destaca o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.), por sua alta capacidade de suporte e por seu alto valor nutritivo. Essa gramínea manejada em sistema rotacionado, durante a época das chuvas, foi capaz de suprir as exigências de mantença e produção de leite de vacas mestiças Holandês x Zebu com potencial de produção de leite de até 15 kg por dia (Deresz, 2001).

Estudos detalhados sobre os componentes de produção das gramíneas forrageiras são importantes para compreender o processo de restauração da área foliar das plantas após a desfolhação (Pedreira et al., 2001).

O aparecimento e o crescimento de folhas e perfilhos possibilitam a restauração da área foliar das gramíneas forrageiras após o corte ou pastejo e auxiliam na manutenção da produção de forragem e perenidade das pastagens. Por isso, as variáveis morfogênicas, taxas de aparecimento e alongamento de folhas e tempo de vida das folhas são importantes características no estabelecimento de modelos de manejo da pastagem (Chapman & Lemaire, 1993). Tais variáveis apresentam estreita correlação com o rendimento forrageiro (Horst et al., 1978) e são usadas como critério de seleção em trabalhos de melhoramento genético e em estudos para avaliar os efeitos dos fatores de meio sobre a produtividade das gramíneas (Grant & Marriot, 1994).

Sob ação da luz, temperatura, água e nutrientes, as variáveis morfogênicas determinam as características estruturais do relvado, sendo as principais o número e tamanho das folhas e a densidade de perfilhos (Chapman & Lemaire, 1993). Além de definirem o índice de área foliar da pastagem, as características estruturais apresentam alta correlação com as variáveis relacionadas ao consumo (Carvalho et al., 2001), e são importante fator na avaliação da qualidade do pasto.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da época do ano nas características morfogênicas e estruturais e no acúmulo de biomassa de uma pastagem de capim-elefante.


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.