Página anterior Voltar ao início do trabalhoPágina seguinte 

OFICINAS DE ESPORTE

São espaços de desenvolvimento da consciência do corpo e da mente, bem como de fortalecimento das relações e valores humanos (andebol, basquete, vóleibol, futebol e karaté).

OFICINAS CULTURAIS

São expressões artísticas e culturais elaboradas pelos alunos, que buscam transformar sentimentos, ideias e sensações em formas, movimentos e sons (teatro, artes, dança e música).

EVENTOS PEDAGÓGICOS

São mostras para a Comunidade Educativa de produções realizadas pelos alunos nas diversas áreas do saber ( Feira do Conhecimento ).

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Têm por objectivo a integração da família coma escola através da convivência e confraternização (festa junina, do sorvete, formaturas). (3)

 ECOPEDAGOGIA, EGOPEDAGOGIA E INTELECTOPEDAGOGIA:

A unificação dos princípios se processa com base na crença de que Educação se desempenha em nível de realização como uma função conjunta, através de esforços estudantis, padrões familiares, estilos de ensino e aprendizagem, competências e demandas. A busca de novas visões educacionais fornece teorias e metodologias baseadas em outras áreas da ciência que vêm ao encontro das necessidades da Pedagogia a actual instrumentada dentro dos três eixos pedagógicos.

O Eixo da Ecopedagogia focaliza e analisa as mudanças no mundo, hoje tão rápidas e tão decisivas, que será impossível para a Educação permanecer tal como era ou simplesmente introduzir alguns ajustes superficiais Situar-se verdadeiramente na vida cidadã com um agente diferencial é pré-requisito de actuação na força de trabalho actual, uma competência que se estabelece com base em habilidades acessadas e desenvolvidas desde a mais tenra idade. Explora a relação com os outros dois eixos como a pedagogia do "Belo". É a Pedagogia que acessa e desenvolve a habilidade de comungar com o mundo e o ambiente, atendendo ao princípio da "busca da estética da sensibilidade".

Com base nisso é que Gardner anseia "pela criação de seres humanos que entendam o mundo, que se nutram desse entendimento e que queiram – ardentemente, perenemente – alterar o mundo para melhor".

O Eixo da Egopedagogia visa à promoção da vida interior, do reconhecimento de si próprio, do processo de auto descoberta. À medida que o educando explora todas as suas capacidades e potencialidades, desenvolvendo-as em habilidades tais que lhe permitirão interagir em comunidade com sucesso, explora o "Bom".

Já o saber descodificar as verdades científicas e recursos tecnológicas instrumentaliza o aluno para a aquisição de conhecimento e domínio das disciplinas, possibilitando a busca da autonomia e mudança de comportamento de modo fluente e flexível. É esse o papel do Eixo da Intelectopedagogia.

Outra corrente pedagógica é a que promove a Fundação Eduardo dos Santos (FESA) onde se consideram os seguintes princípios pedagógicos: (6)

 aprender a aprender, (Intelectopedagogia)
•  aprender a fazer; (Intelectopedagogia)
•  aprender a ser; (Egopedagogia)
•  aprender a conviver; (Ecopedagogia)

FIGURA 1 - DINÂMICA DOS EIXOS PEDAGÓGICOS


MATERIAIS E MÉTODOS.

Os materiais utilizados foram os planos de aulas dos professores das disciplinas de Cordados, Plantas Inferiores e Antropologia. As teses de licenciatura dos estudantes do 5º ano:

1 - "Ambiente de Aprendizagem nas Escolas Primárias do Meio Rural. A Situação no Sector do Toco, Município do Toco, Município do Lubango." Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira. 2005.

2 – "Avaliação da Situação Nutricional da Comunidade Rural do Nôndua e seu Impacto Sobre o Aproveitamento Escolar das Crianças da Escola Primária Local". Florentino Samuel Javela Canjongo. 2006.

Utilizaram-se também materiais fotográficos da visita realizada no Namibe e Tchivinguiro.

Dentre os métodos científicas, utilizamos a análise e síntese do material bibliográfico revisado por nós e a indução e dedução para atingir os nossos resultados.

RESULTADOS e DISCUSSÃO.

Da análise das correntes pedagógicas actuais e analisando o trabalho metodológico que se leva a cabo no sector de Biologia por uma equipa de professores podemos demonstrar o seguinte:

  1. Actividades práticas
  2. Intelectopedagogia (saber conhecer e saber fazer)

    • Cordados 2º ano (Regular e Pós – Laboral).
    • Plantas Superiores 2º ano. (Regular e Pós – Laboral)
    • Antropologia 4º ano
    • Intra escolar. Museu.
    • Extra-escolar. Fazenda, Tchivinguiro e Namibe.

    1. Actividades práticas com convívio
    2. Ecopedagogia (saber conviver)

      Egopedagogia (saber ser)

      • Tchivinguiro 2º ano (Regular e Pós – Laboral) e 4º ano – 52 estudantes.
      • Namibe 2º ano (Regular e Pós – Laboral), 3º ano e 4º ano – 60 estudantes

    3. Trabalhos de fim de curso.

    Intelectopedagogia (saber conhecer e saber fazer)

    Ecopedagogia (saber conviver)

    Egopedagogia (saber ser)

      • "Ambiente de Aprendizagem nas Escolas Primárias do Meio Rural. A Situação no Sector do Toco, Município do Toco, Município do Lubango." Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira. 2005.
      • "Avaliação da Situação Nutricional da Comunidade Rural do Nôndua e seu Impacto Sobre o Aproveitamento Escolar das Crianças da Escola Primária Local". Florentino Samuel Javela Canjongo. 2006.

    Segundo (7) todo esse diferencial metodológico das novas tendências pedagógicas, como a Intelectopedagogia, Egopedagogia e Ecopedagogia, estabelecem buscas de novas visões do processo Ensino-Aprendizagem. Área de buscas fornecidas, respectivamente, pelo que podemos apreender de estudos da mente e como questão-chave dos aspectos de agregação do conhecimento construídos sobre a realidade (Psicologia), estudos do cérebro (Neurologia e Biologia) e estudos de realidades e culturas (Antropologia). Sob estas ideias é que baseamos o nosso trabalho e nos formulamos a seguinte questão: será que o sector de Biologia atinge essas novas formas pedagógicas? De facto sim, já que com o trabalho docente metodológica desenvolvido em torno das actividades práticas de campo, assim como os trabalho de fim de curso dirigidos a solução de problemas das comunidades rurais, como o Toco e Nôndua, os professores e alunos se põem na vanguarda destas tendências pedagógicas.

    Se a essência destas correntes são saber conhecer, saber fazer, saber ser e saber conviver, se materializam as mesmas nos trabalhos de licenciatura e sobretudo, aqueles que se vinculam com o trabalho das comunidades rurais, sector mais desfavorecido da sociedade angolana. Esta convivência fortalece a formação do professor que ao analisar os problemas da comunidade pode chegar a conclusões que terá uma influência positive na política educacional do País (8)

    Educar mentes e corações é a tarefa mais estimulante deste século para

    educadores. A ideia de uma escola, com uma Proposta Político -Pedagógica que parta em busca do Belo (saber conviver - Ecopedagogia), passe pela vivência de saber fazer e conhecer (o Verdadeiro, pela Intelectopedagogia) e atinja a verdadeira conspiração espiritual no cultivo do Bem comum e do Bom individual pela Egopedagogia, é antes de tudo uma necessidade contemporânea à sociedade a que se destina (5). Coincidindo com a autora, nossa estratégia metodológica se baseou nesses princípios, donde o estudante foi sujeito do nosso trabalho pedagógico tendo como base a educação das suas mentes e corações.

    III – CONCLUSÕES.

    1. O trabalho desenvolvido pelo colectivo de professores de Biologia em torno das actividades práticas intra e extra escolares influem positivamente no processo de Ensino e aprendizagem.
    2. São utilizados, no trabalho docente metodológico, as novas tendências pedagógicas nacionais e internacionais, como a Intelectopedagogia, Ecopedagogia e Egopedagogia.
    3. Ficou evidenciado que a pedagogia humanística tem a sua expressão máxima nos trabalhos de fim de curso dos estudantes de Biologia vinculados a comunidades rurais, os quais têm uma influência positiva sobre as políticas educacionais do País.

    Bibliografia.

    1. Seldon Witaker citado por Grassi, Gilda Maria. 2002. Em "ECOPEDAGOGIA, EGOPEDAGOGIA E INTELECTOPEDAGOGIA: PEDAGOGIA EM AÇÃO". Tese de Doutorado. FLORIANÓPOLIS – Brasil.
    2. Anon. 2006. Temas e Pensadores. Localizado em www.NEA–FEUSP
    3. Anon. 2006. Localizado em www.colégioFranciscoXavier.
    4. Anon. 2006. Localizado em www.Biblitheque Virtualle Anísio Teixeira.
    5. Grassi, Gilda Maria. 2002. Em "ECOPEDAGOGIA, EGOPEDAGOGIA E INTELECTOPEDAGOGIA: PEDAGOGIA EM AÇÃO". Tese de Doutorado. FLORIANÓPOLIS – Brasil.
    6. "A QUALIDADE DE ENSINO EM ANGOLA". 2006. Localizado em www.FESA
    7. FIALHO, Francisco António Pereira. Introdução às ciências da cognição. Florianópolis: Insular, 2001.
    8. Correia, J. 2006. Comunicação pessoal. Tese de Licenciatura ISCED - Lubango

     

    Autores:

    Lic. Henriqueta M. Camenhe Pereira.

    quetapereira[arroba]yahoo.com.br

    Ph.D. Ivanhoe Gonzáles Sanchés .

    ivanhoe0053[arroba]yahoo.es

    Lic. José Manuel Munguengue

    Nome Completo: Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira

    Naturalidade: Huíla - Angola

    Data de Nascimento: 1 de Maio de 1983

    Dados académicos:

    Menção Honrosa – Outorgada pelo Centro Universitário da Huíla, em Abril de 2005, por ter sido a melhor estudante no ano lectivo 2004/2005 do Curso de Biologia, no Instituto Superior de Ciências da Educação deste Centro Universitário. Menção Honrosa – Atribuída pela Reitoria da Universidade Agostinho Neto, em Maio de 2006. Menção Honrosa com Distinção – Feita pela Reitoria da Universidade Agostinho Neto, em Maio de 2006.

    Dados científicos:

    Participou em dois eventos de carácter nacional, no ISCED Lubango, 2005 com o trabalho intitulado: "O ensino Problémico no ISCED do Lubango".

    Em 2006, com três trabalhos: " Esforço do Sector de Biologia na Promoção da Igualdade de Género. Valores da Mulher Angolana". "Gerência do conhecimento do ISCED – Lubango face a Saúde Pública". "As novas correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino - Aprendizagem da Biologia no ISCED- Lubango".

    Oponentura de três teses de Licenciatura do ano lectivo 2005/2006.

    Tutora de três teses de Licenciatura no ano lectivo 2006.

    Preparação de seis trabalhos para a sua publicação.

    Nome: Ph. D. Ivanhoe González Sánchez

    Data de nascimento: 23 de Fevereiro de 1952

    Naturalidade: Matanzas Cuba.

    Graduado em 1975, Universidade de Havana.

    Ph. D. 1991, Universidade de Havana.

    Professor Auxiliar.

    Tem várias publicações em revistas indexadas de Cuba e estrangeiro.

    Participação em vários eventos nacionais e internacionais.



 Página anterior Voltar ao início do trabalhoPágina seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.