Montando estatísticas com o Webalizer

Enviado por Hugo Cisneiros


A Devin Soluções é uma empresa especializada em serviços de Tecnologia de Informaçãoo,
tais como hospedagem de sites, consultoria em redes e servidores, criação de sistemas, entre outros.
A missão da empresa é oferecer qualidade em serviços, sem comprometer os preços para o cliente.
http://www.devin.com.br

1. Introdução

O Webalizer é uma poderosa ferramenta escrita em C que analisa os logs do seu servidor de páginas Apache e gera páginas de estatísticas completa, incluindo os correspondetes gráficos. Por ser escrita em C, possui uma velocidade fantástica, analisando milhares de linhas de log em segundos. Retirado do seu site: "Em uma máquina Pentium 200, mais de 10 mil linhas podem ser processadas em 1 segundo, e um arquivo de 40MB sendo alisado em 15 segundos (mais de 150.000 linhas)." Então dá para perceber que ele é bem rápido né?

Além disso, ele suporta diferentes tipos de arquivos de log, incluindo o formato Comum do Apache, o Formato Combinado, e suporte aos formatos de log do wu-ftpd (xferlog) e do squid. Está disponíveis em diversas línguas, incluindo o Português do Brasil. Além de ser Software Livre, claro. Só vemos vantagens neste programa, e é para isso que criei este tutorial, para ajudar a quem precisar usá-lo para montar estatísticas de seu servidor.

2. Download e Instalação

O Download do código-fonte do programa pode ser feito através do endereço:

http://www.mrunix.net/webalizer/download.html (Código-fonte e alguns binários)
http://www.megaloman.com/~hany/RPM/webalizer.html (Pacotes RPM)

Ou se você preferir, e sua distribuição suportar, utilize um "apt-get install webalizer" para instalar o pacote.

Se você pegou o código-fonte e não um pacote já pronto (eu recomendo para organização pegar um pacote RPM/DEB já pronto, ou utilizar o apt-get), então execute os seguintes comandos para compilar o código-fonte:

./configure
make
make install

Assim o programa será instalado no seu sistema. Por padrão, se você não especificar as opções através do ./configure, ele vai instalar os arquivos dentro do diretório /usr/local (os binários no /usr/local/bin, configuração em /usr/local/etc, entre outros), então eu recomendo você especificar as opções de diretório de instalação (--prefix) no ./configure. Para saber as opções disponíveis para compilação, utilize o comando "./configure --help".

3. Configuração

Agora teremos que configurar o webalizer, criando um arquivo de configuração. Para cada estatística de site, é necessário um arquivo de configuração. Então primeiro crie um diretório chamado /etc/webalizer, onde você colocará todos os arquivos de configuração necessários.

Colocarei aqui um exemplo de um arquivo de configuração comentado, para posterior análise, chamado de principal.conf:


Página seguinte 



As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.