Produção de leite de vacas mestiças Holandês ´ Zebu em pastagem de capim-elefante

Enviado por R. S. Verneque


(com e sem suplementação de concentrado durante a época das chuvas)

1. Resumo

O objetivo do experimento foi estudar o efeito da suplementação da pastagem de capim-elefante com concentrado na época das chuvas e início da seca, entre dezembro e junho, sobre a produção e composição do leite e ganho de peso de vacas mestiças Holandês ´ Zebu. Os tratamentos foram pastagem de capim-elefante sem concentrado (SC) e com 2,0kg de concentrado/vaca/dia (CC). A área experimental de pastagem foi dividida em 44 piquetes de 606m2 cada um, 22 por tratamento, com duas repetições de área. Foram usadas 12 vacas, sendo seis por tratamento. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso. A pastagem foi manejada em pastejo rotativo com três dias de ocupação por piquete e 30 dias de descanso. A taxa de lotação foi de 4,5 vacas/ha. A pastagem foi adubada com 200kg/ha/ano de N e de K2O. As produções médias de leite corrigido para 4% de gordura foram de 11,6± 0,3 e 12,5± 0,3kg/vaca/dia e o ganho médio diário por vaca de 211 e 244g, para os tratamentos SC e CC, respectivamente. Houve diferença (P<0,05) entre os tratamentos quanto a produção de leite e a porcentagem de proteína do leite, mas não quanto ao ganho de peso das vacas e porcentagens de gordura e de estrato seco total do leite.

Palavras-chave: capim-elefante, concentrado, pastejo rotativo, peso vivo, produção de leite

2. Abstract

This work aimed to study the effect of concentrate supplementation of elephantgrass pasture during the rainy season and at the beginning of the dry season, on milk yield, milk composition and weight gain of crossbred Holstein ´ Zebu cows. The treatments were: elephantgrass pasture with no concentrate supplementation (NC) and with 2kg concentrate supplementation cow/day (WC). The experimental area was divided in 44 paddocks with 606m2 each, corresponding to 22 paddocks per replication and six cows per treatment. The cows were alloted to the treatments according to a completely randomized block design. The pasture was managed in a rotational system with 30 days resting period and three days grazing per paddock. The stocking rate was 4.5 cows/ha. The pasture was fertilized with 200kg/ha/yr of N and K2O. The average fat corrected (4%) milk yield was 11.6± 0.3 and 12.5± 0.3kg/cow/day and the average daily weight gain during the total experimental period was 211 and 244g per cow for the NC and WC treatments, respectively. There were differences (P<0.05) between treatments for milk yield and milk protein (%), but no treatment effects were observed on weight gain, milk fat (%) and milk total solids (%).

Keywords: body weight, concentrate, elephantgrass, milk yield, rotational grazing

3. Introdução

O capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) é uma gramínea perene, de alto potencial de produção de forragem, adaptado às condições climáticas predominantes em quase todo o País. Entretanto, em muitas regiões, 70 a 80% da sua produção concentra-se na época das chuvas. Essa estacionalidade de produção de forragem não é exclusiva da pastagem de capim-elefante, mas da maioria das forrageiras tropicais e é atribuída à baixa precipitação, pouca luminosidade e baixa temperatura que ocorrem na época seca do ano, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Nessa regiões observa-se grande demanda por informações sobre o uso do capim-elefante e outras gramíneas tropicais manejadas em sistema de pastejo rotativo para produção de leite e carne, visando principalmente diminuir os custos de produção, devido principalmente ao elevado preço do concentrado.

O capim-elefante apresenta elevado potencial de produção de matéria seca desde que as condições edafoclimáticas e de manejo sejam favoráveis. Durante a época das chuvas, em amostras simulando o pastejo, Deresz (1994) encontrou taxas diárias de acúmulo de matéria seca de capim-elefante de até 100 kg/ha, indicando que é possível obter altas taxas de lotação durante a época das chuvas. Produções de leite de 15.000kg/ha/180 dias durante a estação chuvosa foram relatadas por Deresz e Mozzer (l994), usando vacas mestiças Holandês ´ Zebu em pastejo rotativo com taxa de lotação de sete vacas por hectare. Produções diárias de leite na estação das chuvas, de 12 a 14kg/vaca, sem concentrado foram observadas por Deresz et al. (1994). Alvim et al. (1997) também observaram produções de leite entre 12 e 14kg/vaca/dia, quando se retirou o efeito da suplementação com concentrado em pastagem de coast-cross.

O efeito da suplementação da pastagem com diferentes níveis de concentrado sobre a produção de leite em pastagens tropicais foi avaliado por Valle et al. (1987), Deresz et al. (1994) e Alvim et al. (1997). A resposta de vacas leiteiras em pastagens tropicais ao receberem suplementação com concentrado varia de 0,5 e 1,0kg de leite para cada 1,0kg de concentrado fornecido. Valle et al. (1987), ao trabalharem com vacas mestiças Holandês ´ Zebu, e Alvim et al. (1997), com vacas da raça Holandesa, obtiveram aumento em torno de 1,0kg de leite para cada 1kg de concentrado fornecido, superior à resposta observada por Aronovich et al. (1965), de 0,5kg de leite.

A disponibilidade de forragem em pastagens de capim-elefante adubado e manejado em sistema de pastejo rotativo foi pouco estudada no País. Soares et al. (1999) observaram disponibilidade média de matéria seca de 2.299kg/ha durante os meses de janeiro e março e de 473kg/ha no mês de julho. Para Olivo et al. (1992), a disponibilidade média variou de 1.842 a 2.816kg/ha entre dezembro e janeiro. Aroeira et al. (1999) encontraram valores médios de 1.900kg/ha de matéria seca para capim-elefante manejado com 30 dias de descanso e adubado com 200kg/ha/ano de nitrogênio, valores semelhantes aos relatados por Deresz (2001).

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação concentrada da pastagem de capim-elefante sobre a produção e composição de leite e sobre o peso vivo de vacas mestiças Holandês ´ Zebu.


Página seguinte 


As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.